A Empresa

SANTA FILOMENA madeiras e construções

Santa Filomena, é o nome do sítio da lazer adquirido no início da década de 90, nome que foi adotado também na época para a recém nascida madeireira.

A Santa que passou a ser a padroeira da empresa, a tem protegido das intemperies da economia, e propiciado para a equipe que a constituiu, a força e a coragem necessários para transformar a empresa, hoje, em uma das mais conceituadas do ramo na região.

Aqui o lema da Familia Santa Filomena, é cultivar as amizades. Passeie um pouco em nosso site, e seja um de nossos amigos e parceiros.

Sinta-se em casa!!


Beneficios de comprar em uma madeireira com Certificado de Manejo e Controle Ambiental

A madeira manejada é uma madeira que foi extraída da floresta através de um planejamento cuidadoso e com uso de técnicas de exploração de baixo impacto. Esse planejamento da extração da madeira se concretiza em um plano de manejo florestal. No plano de manejo se decide, por exemplo, quais espécies serão extraidas, quais árvores serão cortadas e quais ficarão para garantir a regeneração da floresta, como as árvores vão ser derrubadas e as toras arrastadas, ocasionando um menor impacto ao meio ambiente.

O manejo florestal a madeira manejada contribui para manter a floresta em pé. O custo de produção da madeira manejada é geralmente um pouco mais alto do que o da madeira de desmatamento, devido à elaboração do plano de manejo.

A certificação é atribuida por órgãos certificadores independentes, sendo destinada a detentores de planos de manejo que respeitam uma série de critérios sócio-ambientais mais exigentes, tais como: os relacionados com o respeito dos direitos de posse da terra, com os direitos das comunidades e dos povos indígenas, bem como no atendimento às condições trabalhistas e de segurança nos trabalhos exigentes.

Todas as empresas do ramo de extração de qualquer produto ambiental são obrigadas a fornecer a documentação necessária que comprove a origem da madeira, esse documento se chama DOF (Documento de Origem Florestal) e é fornecido pelo proprio IBAMA. Todo consumidor que tiver interesse em obter o certificado da madeira que está comprando pode exigir do logista este documento acompanhado com a nota fiscal da mercadoria.

Nota: As madeiras de origem de reflorestamento não necessitam de documento de origem florestal, pois são madeiras de crescimento rápido e normalmente são replantadas em grandes áreas. São elas o Pinus e o Eucalipto.